fbpx

Blog

O que elimina 80% dos currículos, antes do 1º contato com o recrutador.

in Currículo Maio 25, 2020

Os recrutadores eliminam currículos com rapidez. Isso acontece porque o recrutador faz uma análise breve com o olhar focado apenas em alguns pontos específicos.

O que elimina candidatos através do currículo é a falta de informações ou até mesmo informações em excesso, que não são relevantes para a vaga.

Confira nesse artigo quatro erros que eliminam currículos de vagas que exigem experiências. Assim como, qual é a maneira correta de criar um currículo, para aumentar as possibilidades de participar do processo seletivo.

4 erros que eliminam currículos

1.     Objetivo

Os erros cometidos no campo objetivo eliminam currículos rapidamente. Sabemos que o desespero para conseguir um emprego pode ser grande, mas você deve estar atento as seguintes situações:

  • Não colocar nenhum objetivo

Alguns candidatos ficam um pouco perdidos sobre qual objetivo colocar, logo não colocam nenhum ou até mesmo insere a famosa frase “a disposição da empresa”.

  • Colocar vários objetivos

Outro erro é colocar vários objetivos como, por exemplo:

  • Ajudante Geral, Operador de Telemarketing e Vendedor.

Observação:
Se estiver disponível para trabalhar em qualquer área que possua experiência, o ideal é criar um currículo para cada área.

Claro que pode colocar áreas semelhantes no objetivo do mesmo currículo, como vendedor e operador de telemarketing ativo.

O objetivo também precisa ser claro. Então, nada de colocar frases extensas para mencionar qual é o seu objetivo.

2.     Resumo das qualificações

Não colocar o resumo das qualificações é um GRAVE ERRO. Pois, após o objetivo é o segundo erro que faz com que o recrutador descarte um currículo, em caso de vagas que exigem experiências.

Seu currículo também não irá se destacar no meio de tantos, se você colocar o resumo de qualquer maneira.

Basicamente o resumo de qualificações é uma pequena apresentação sobre você. Mas atenção para inserir apenas informações da sua vida profissional. Assim sendo, as informações básicas que deve colocar são:

  • Nome da sua profissão ou área de atuação;
  • Tempo de experiência profissional;
  • Mencione algo relevante para a vaga sobre a sua experiência profissional, como por exemplo, uma atividade realizada que agregou valor para a empresa;
  • De acordo com o objetivo, mencione habilidades e competências que estão relacionadas com a área que deseja atuar;
  • Que valores tem a agregar a empresa.

3.     Experiência profissional

São diversos os erros cometidos nesse campo. Como por exemplo, a falta do período que trabalhou e também a falta da descrição das atividades que realizava em cada empresa.

Não se esqueça de que o recrutador recebe diversos currículos. Então, ele não irá entrar em contato com cada candidato, para verificar se possuem experiência com determinado sistema ou com alguma máquina específica.

O recrutador também não entrará em contato para saber o tempo de experiência que o candidato possui. Logo, o recrutador irá selecionar os currículos mais completos.

Algumas informações na descrição pode garantir o tão sonhado emprego.

Exemplo da descrição das atividades realizadas:

Errado

Empresa XY Ltda
Ajudante Geral

Certo

Empresa XY Ltda – Ajudante geral – (02/2012 a 05/2018) 

Experiente na elaboração de inventários, conferência de mercadorias, pequenos reparos, organização do estoque, separação de materiais e limpeza do local de trabalho.

Observação:
Note no exemplo que o candidato informou às atividades que realizava na empresa. Colocar apenas ajudante geral é muito complexo, pois as atividades podem variar de acordo com o segmento da empresa.

Do mesmo modo é com as demais áreas. Por exemplo, um vigilante deve informar em quais postos já trabalhou como: Shoppings, Hospitais e Bancos.

Se a vaga em aberto for para um destes locais com certeza o currículo será selecionado. Então, coloque as informações relevantes da sua experiência como sistemas que possui habilidade e outras.

4.     Tamanho do currículo

O currículo não deve passar de uma página. Exceto para cargos onde o candidato precisa informar os projetos realizados e o resultado de cada um, exemplo, cargos de Gestão.

Alguns currículos possuem 2 ou 3 páginas por falta de configuração. No site da Radar Empregos você pode criar um currículo gratuitamente e salvar em PDF no seu celular usando o Aplicativo. Assim, não irá correr o risco do seu currículo ficar com a configuração errada.

Confira como evitar os erros que eliminam currículos

Primeiramente você deve estar atento aos erros de português. Na internet é possível encontrar diversos sites que fazem correção online grátis, ou seja, não tem desculpa para enviar um currículo com erros ortográficos.

Confira nosso modelo para evitar os erros que eliminam currículos:

 

Maria Joana da Conceição

35 anos – Casada – 2 filhos
Rua. Das Oliveiras, 50, Jd. Botânico – São Paulo/SP
Cel: (11) 91234-8765 – Tel. (11) 1234-8765
E-mail: mariajc15@box.com.br

Objetivo

 Secretária Executiva

Escolaridade

Escola ABC – Técnico em Secretariado
Duração: 3 semestres (2010)

Escola Estadual José Roberto
Ensino Médio Completo (2002)

Resumo das Qualificações

Secretária Executiva há 8 anos. Ao longo dos anos, trabalhei assessorando executivos em empresas multinacionais no segmento industrial.

Na empresa Y a comunicação era direta com o Diretor Presidente, responsável pela agenda, emissão de cheques e demais atividades.

Busco a oportunidade de assessorar executivos na empresa X com a minha organização, profissionalismo e ótimo relacionamento interpessoal.

Experiência Profissional

Empresa: Indústria Y
Cargo: Secretária Executiva
Período: 08/2015 a 6/2020

Principais atividades: Responsável pela agenda do Diretor Presidente, agenda de aquisições de passagens aéreas e hospedagens. Contato com clientes, fornecedores e investidores. Emissão de cheques, elaboração de atas de reuniões, criação de apresentações utilizando a ferramenta Power Point a nível avançado e outras.

Empresa: Indústria Z
Cargo: Secretária Executiva
Período: 06/2012 a 04/2015

Principais atividades: Organização de agenda, e-mails e eventos dentro e fora do País dos Executivos. Recepção de visitantes nacionais e estrangeiros. Administração de despesas e elaboração de relatórios utilizando a ferramenta Excel a nível avançado.

Observe que esse modelo evita erros que eliminam currículos

A candidata Maria Joana foi clara ao informar o seu objetivo como Secretária Executiva, além disso, ela fez o seguinte:

  • Qualificações

No resumo das qualificações ela informou o objetivo, isto é, o cargo que pretende atuar. Assim como, o tempo de experiência, atividades relevantes da área e o desejo de beneficiar a empresa em questão.

Isso sem deixar de mencionar as suas habilidades.

  • Experiência profissional

Note que nas duas experiências mencionadas, a candidata informou o período e também as atividades que desempenhava em cada empresa. Nas atividades foi mencionado o uso de ferramentas e nível de conhecimento de cada uma.

Enfim, para uma secretária executiva a principal qualidade é a organização e experiência com a logística de agendas.

Desse modo, para evitar erros que eliminam currículos, você deve colocar palavras-chave e habilidades pertinentes à área que deseja atuar.

Fonte autora:
www.radarempregos.com

Foto da Gabrielle Henderson do unsplash

    Fale conosco