fbpx

Blog

Os 10 erros mais comuns que os recrutadores encontram nos currículos.

in Currículo Maio 29, 2020

Erros no currículo é um dos primeiros quesitos que acabam eliminando a possibilidade de um candidato participar do processo seletivo de qualquer vaga de emprego.

Vamos relatar aqui os 10 erros mais comuns que recrutadores encontram nas análises e triagem de currículos, e o currículo acaba sendo descartados.

1º – Erros de Português.

Erro de português é o erro mais comum que recrutadores encontram nos currículos.

É importante revisar o currículo antes de enviar, se for o caso peça para outra pessoa revisar para evitar que o currículo seja enviado com erros de português.


2º – Currículo muito extenso.

Outro quesito que elimina muito os currículos, é o uso excessivo de páginas.

Currículos muito extensos acabam sendo descartados por que não tem objetividade e se tornam cansativos para a leitura.

Normalmente currículos que ocupam mais de 1 pagina, são currículos com perfil de Gestão, onde relatam projetos e case de sucesso, currículo fora do perfil de Gestão deve ser objetivo e se resumir em apenas 1 página.


3º – Falta período e descrição das atividades das empresas em que trabalhou.

Este é outro item que descartam muitos currículos, o candidato coloca só o nome da empresa e não fala o período e nem as atividades que exercia na empresa.

É necessário colocar o período que você trabalhou e detalhar em 2 ou 3 linhas, os serviços que você executava, porque assim o recrutador vai analisar melhor o seu currículo, e pela descrição das atividades, você pode se encaixar no perfil da vaga.


4º – Foto inadequada no currículo.

Alguns candidatos colocam fotos sensuais, fotos tiradas em baladas ou fotos tiradas ao lado de outras pessoas e recortam a foto para colocar no currículo.

Não é necessário colocar foto no currículo, mas se for colocar procure colocar uma foto mais formal, sem exageros na maquiagem, não use camiseta regata. Procure tirar uma foto com um terno, blazer ou camisa social, passe credibilidade ao recrutador.


5º – Mentiras.

Este é outro grande erro muito cometido pelos candidatos, colocar no currículo experiencias ou cursos que não tenham, em alguns casos colocam que falam outro idioma, e na hora da entrevista não sabe nem o que é: what’s your name.

Muito importante colocar no currículo somente o  que você realmente sabe, o recrutador só irá te perguntar o que tem no seu currículo, caso você coloque que fala outro idioma ou que tem habilidades em alguma ferramenta, saiba que você poderá passar por um teste para medir suas habilidades na ferramenta ou idioma.


6º – Objetivo (colocam vários ou não coloca nenhum).

Alguns candidatos colocam diversos objetivos em seu currículo, do tipo:

Aux. Administrativo
Recepcionista
Aux. De RH
Vendedor
Atendente de Loja

É difícil analisar qual o objetivo deste candidato, quando você for elaborar um currículo e tiver mais de 1 objetivo, o melhor é que você faça 1 currículo para cada objetivo, focando o conteúdo do currículo no objetivo que você procura, no caso de vendedor e atendente de loja, como o exemplo acima, pode ser colocado os 2 objetivos no mesmo currículo, porque as área estão relacionadas.


7ª – Candidatar-se a vagas fora do perfil.

Quando divulgamos 1 vaga, é muito comum receber mais de 100 currículos, e cerca de 40% destes currículos estão fora do perfil, em alguns casos a vaga é de Assistente Financeiro, e recebemos currículos de ajudante, vendedor, recepcionista e em alguns caso até de nível superior à da vaga, como Supervisor e Coordenador.

Se você viu o e-mail em uma vaga que não tem nada a ver com o seu perfil, e deseja enviar o currículo para deixar disponível para alguma vaga que venha surgir no seu perfil, o melhor a fazer é enviar o currículo e colocar no assunto o cargo que você deseja ocupar na empresa, e informar qual a cidade e estado que você mora, assim o recrutador vai ver no assunto o cargo que você procura e não vai perder o tempo para olhar, porque você já está destacando no assunto qual o cargo que você procura, podendo arquivar seu currículo para possíveis oportunidades, ou até compartilhar com um amigo que esteja procurando candidatos no seu perfil.


8º – E-mails informais com nomes no diminuitivo pejorativo.

Alguns candidatos tem o habito de usar e-mails com nomes no diminuitivo ou pejorativo do tipo:
analoirinha@hotmail.com;
morena2014@gmail.com;
carlosgatao@uol.com.br.

O ideal é que você use um e-mail formal para enviar seus currículos, do tipo:

everton.dias@hotmail.com;
evertongdias@gmail.com;
everton@goncalvesdias.com;
trazendo mais seriedade e formalidade a sua candidatura.


9º – Currículo fora do objetivo principal.

É comum receber candidaturas com currículos totalmente fora do Objetivo do candidato.

Candidato coloca no Objetivo que está em busca de uma vaga como: ANALISTA FINANCEIRO, porem ao fazer a leitura do currículo, não encontramos nenhum conteúdo que relate suas habilidades e competências dentro da área que ele pretende atuar.

Importante se atentar ao seu objetivo quando for preencher um currículo, no resumo de suas qualificações relatar suas habilidades e competências mencionando palavras chaves de habilidades, especificar o que faz o profissional que atua na área em que você pretende trabalhar, com isso ao ler o resumo o recrutador irá encontrar os requisitos necessários para preencher a vaga.


10º – Contatos desatualizados.

Muitas vezes quando o recrutador seleciona um currículo pelo seu conteúdo, ele acaba se deparando com os contatos desatualizados e ao tentar fazer contato com o candidato que foi selecionado, o número do celular não pertence mais a ele ou e-mails não são respondidos.

Importante colocar no currículo contatos de uso habitual, onde você sabe que dificilmente vai trocar ou perder, utilizar um número de telefone fixo ou até mesmo um contato de parente para recado.


Fonte autora:
www.radarempregos.com.br

    Fale conosco