fbpx

Blog

Como enviar currículo por e-mail

in Currículo Agosto 7, 2020

São poucas as empresas que ainda recebem currículos pessoalmente. Afinal, a tecnologia permite que o RH não acumule milhares de currículos em papel. Contudo, seu currículo precisa se destacar, pois a quantidade de candidatos que enviam currículo por e-mail é muito grande.

É necessário seguir algumas regras básicas em relação ao assunto, mensagem no corpo do e-mail e também a finalização para destacar o seu currículo.

A chance de o recrutador visualizar seu contato e selecioná-lo para um processo seletivo, aumenta quando você envia seu currículo por e-mail de maneira correta. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para te ajudar a enviar seu CV adequadamente. Confira!

Dicas para enviar currículo por e-mail de maneira correta

Primeiramente é preciso entender que a quantidade de currículos recebidos pelo recrutador por dia é grande. Dessa forma, ele irá abrir apenas os e-mails que chamarem a atenção por meio do assunto.

Em seguida o recrutador irá analisar o corpo do e-mail, para não precisar baixar todos os currículos em anexo. O objetivo do profissional é otimizar o tempo e selecionar apenas os candidatos que se encaixem no perfil da vaga.

A quantidade de candidatos que envia currículo concorrendo a mesma vaga é muito maior do que quando as pessoas levam o currículo pessoalmente até a empresa. Então, colocar somente a famosa frase “segue currículo em anexo” reduz muito a chance de o recrutador selecionar o seu contato.

Observe as dicas a seguir para destacar seu currículo por e-mail no meio de tantos outros:

Passo a passo para enviar currículo por e-mail

Assunto do e-mail

O assunto do e-mail é o seu primeiro contato com o recrutador e irá determinar se ele irá abrir ou não seu e-mail.

É imprescindível seguir as instruções para o campo assunto do e-mail que está na descrição da vaga em aberto. Algumas empresas solicitam colocar o cargo da vaga e a região, por exemplo:

Assunto: Vendedor – São Paulo/SP

Você pode seguir a mesma dica do assunto do e-mail se não tiver nenhuma recomendação na descrição da vaga.

O envio de currículo não acontece apenas quando a empresa está com vagas em aberto. Nesse caso é ideal colocar a palavra “currículo” antes do cargo e da região. Dessa forma:

Assunto: Currículo: Analista Financeiro – São Paulo/SP

São comuns sugestões para inserir também o seu nome no assunto. Porém, se o seu e-mail é formado pelo seu nome completo não há necessidade.

Só não utilize e-mails formados por apelidos como, por exemplo, “duduzinho.lindo”, “maria_gatinha” e outros.

Informar o cargo pretendido e a região irá fazer grande diferença. Pois, algumas empresas podem ter vagas em diversas cidades e estados do país. Então, com certeza o recrutador irá abrir o seu e-mail se o RH estiver com alguma vaga na sua região e com o cargo pretendido.

Corpo do e-mail

Também é preciso personalizar o corpo do e-mail em casos de vagas em aberto ou apenas para apresentar seu currículo. Então, vamos analisar as duas situações:

  • Corpo do e-mail para vaga em aberto

Em primeiro lugar, a mensagem do corpo do e-mail não deve ser extensa. Comece com uma saudação.

Como, por exemplo, “Prezado (a)” / “Prezados”, se souber o nome do recrutador pode colocar “Prezada Maria” ou de forma simples um “Olá”.

O indicado é evitar saudações como: “Bom dia”, “Boa tarde” e “Boa noite”, pois, você não sabe o horário que o recrutador irá ler o seu e-mail.

Em seguida você precisa fazer uma apresentação com as seguintes informações:

  • Nome;
  • Profissão;
  • Formação;
  • Experiência na área da vaga em aberto;
  • E por que deseja trabalhar naquela empresa.

Por exemplo, para uma vaga de vendedor:

Olá,

Meu nome é João Antônio, 25 anos, sou vendedor com formação concluída em Gestão Comercial e tenho 3 anos de experiência com vendas em alguns segmentos (industrial, lojas e automotivo).

Acredito ter o perfil para a vaga em aberto na sua empresa, uma das mais reconhecidas no mercado. Além disso, me identifico com os valores da empresa em relação à responsabilidade sustentável.

Segue meu currículo em anexo para a sua avaliação.

Grato pela oportunidade.

Atenciosamente,

José Antônio
(11) 1234-8765

  • Corpo do e-mail quando não há vaga em aberto

Caso não tenha conhecimento das vagas em aberto você irá mudar somente a primeira parte do segundo parágrafo, ou seja:

Acredito ter o perfil adequado para atuar nesta empresa como vendedor. Além disso, me identifico com os valores da empresa em relação à responsabilidade sustentável.

Segue meu currículo em anexo para a sua avaliação.

Grato pela oportunidade.

Atenciosamente,

José Antônio
(11) 1234-8765

 

Informações importantes sobre o envio de currículo por e-mail

  • Lista de e-mails

Geralmente algumas pessoas compartilham listas com e-mails de diversas empresas. Jamais realize o envio em massa.

É fundamental personalizar cada e-mail de acordo com o perfil de cada empresa. Dessa maneira, faça uma pesquisa sobre a empresa e informe no corpo do e-mail o porquê se interessou em fazer parte do quadro de funcionários da mesma.

  • Vaga em aberto

Personalizar o currículo de acordo com a vaga em aberto, também aumenta as chances de ser chamado para uma entrevista.

  • A mensagem deve ser profissional

Você não deve colocar questões pessoais ao enviar o seu currículo por e-mail. Como, por exemplo:

  • Dizer que está passando por dificuldades;
  • Informar que paga aluguel;
  • Assim como que tem filhos para sustentar;
  • Ou até mesmo dizer que precisa muito de um emprego.

Como solicitar o e-mail para a empresa?

Pesquise na internet ou no site da empresa um e-mail de RH, isto é, exclusivo para recebimento de currículos, pois de nada adiantará mandar um currículo no e-mail comercial da empresa.

Caso não encontre nenhum e-mail você pode ligar na empresa e solicitar o e-mail do RH. Não se esqueça de informar na mensagem do e-mail o seu interesse de fazer parte daquela empresa.

  • Mensagem para quem não possui experiência profissional

Nesse caso o ideal é focar nas suas habilidades e também nos conhecimentos que possui, sobre a vaga em aberto ou cargo pretendido.

Pode colocar de forma clara e objetiva o que aprendeu através de cursos, estágio ou até mesmo trabalhos voluntários.

Após o envio do currículo você precisa aguardar o prazo de no mínimo uma semana para solicitar uma resposta. Caso não receba nenhum retorno pode enviar outro e-mail perguntando se a vaga ainda está em aberto e se o seu e-mail anterior foi recebido.

Se a vaga foi publicada em redes sociais, você também pode após o prazo de uma semana enviar uma mensagem no privado.

Por e-mail ou nas redes sociais, não seja insistente, caso não receba repostas, procure a página oficial da empresa e realize o cadastro do seu currículo por lá.

Agora você já sabe como enviar seu currículo por e-mail de maneira adequada. Desse modo, irá aumentar as chances de ser chamado para um processo seletivo.

 

Fonte autora:
www.radarempregos.com.br

 

Foto de Austin Distel da unsplash

 

    Fale conosco